Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
O SINAIT e os representantes de outras entidades sindicais fecharam acordo com a Geap Saúde nesta quinta-feira, 17 de janeiro. A operadora confirmou o índice de reajuste da contribuição mensal de 9,76% em 2019, válido a partir de 1º de fevereiro. O acordo fechado é sobre a retirada das ações judiciais antigas que contestavam o aumento de 37,55%, estabelecido pela Geap em 2016.
Os filiados das entidades, como o SINAIT, que serão beneficiados, podem se tranquilizar. As pendências documentais serão negociadas por meio da operadora Geap direto com as federações, confederações e sindicatos. Após a reunião desta quinta-feira, o prazo para entrega dos dados foi adiado para 22 de janeiro.
De acordo com o diretor do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, as reuniões para discutir o índice começaram em outubro do ano passado. A Geap pedia a suspensão das liminares. “Para o SINAIT, a suspensão das liminares não era um empecilho, uma vez que o Sindicato Nacional não tem nenhuma liminar sobre o caso. Mas, tem algumas ações que não foram julgadas”.
Ele explicou ainda que a entidade aguardava apenas uma contrapartida da operadora. “Com o acordo e a queda do índice de reajuste para 9,76%, o SINAIT avalia que se estabeleceu a razoabilidade no processo de atualização das contribuições mensais dos filiados”, avalia o diretor.