GO: Trabalhador de 19 anos morre em explosão em destilaria e três ficam gravemente feridos


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/09/2018



Por Dâmares Vaz


Edição: Nilza Murari


Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás – SRT/GO investigam explosão em destilaria que deixou um trabalhador morto e três gravemente feridos.  O acidente ocorreu no dia 29 de agosto, em Jandaia, município no sul do estado.


O auxiliar de serviços gerais Natan da Silva, de 19 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. Os empregados Marcelo Santana da Silva Santos, de 32 anos, Marcos Mateus de Souza Morais, de 28, e Alessandro Alves da Silva, idade não divulgada, sofreram queimaduras em mais de 50% do corpo. Estão internados em hospital em Goiânia e dois deles respiram com ajuda de aparelhos.


Em nota, a Denusa Destilaria Nova União S/A lamentou o ocorrido e explicou que a explosão ocorreu no pré-evaporador da indústria, que é um tubo fechado. De acordo com a Polícia Civil, que também apura o ocorrido, um gás inflamável que se desprende naturalmente do etanol acumulou-se pelo lugar, que ficou fechado de um dia para o outro. Quando os empregados entraram para fazer a limpeza, ainda não se sabe como, ocorreu a explosão. O local encontra-se interditado, mas o restante da usina segue funcionando normalmente.


Em entrevista à TV Anhanguera/G1, a chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho – Segur da SRT/GO, Auditora-Fiscal do Trabalho Roberta Roncato, afirmou que o acidente poderia ter sido evitado com a adoção de medidas de segurança. “As empresas são responsáveis pelo controle de riscos. Precisam ter técnicos de segurança que façam vistorias nos espaços confinados antes da entrada de outros trabalhadores. Além disso, há a necessidade de capacitação contínua dos funcionários que atuam nesses locais”, detalhou.


Há especulações de que o acidente pode ter ocorrido porque um funcionário atendeu o celular perto da caldeira da destilaria. Cabe à empresa o esclarecimento dos empregados acerca dos tipos de equipamentos que podem ser usados ou não em tais espaços, de acordo com Roberta Roncato.​

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.