Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
A Fundacentro promove um curso do eSocial à distância a partir do dia 28 de agosto. Os interessados poderão efetuar a inscrição a partir do dia 21 de agosto, às 14h, na página da instituição. O curso é autoinstrucional, sem a presença de um tutor, realizado à distância, por meio da Plataforma Moodle, e gratuito. O curso terá a carga horária de 20 horas e a duração de um mês, de 28 de agosto a 28 de setembro.
O objetivo é capacitar profissionais para a utilização do Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, especificamente nos eventos relacionados a Saúde e Segurança no Trabalho. A ideia é habilitar profissionais dos setores correlacionados e de segmentos interessados no tema.
Metodologia
No Ambiente Virtual de Aprendizagem serão disponibilizados aos participantes o acesso a dois módulos: Introdução ao eSocial e Eventos do eSocial relacionados a Saúde e Segurança no Trabalho – SST. Os módulos serão compostos de conteúdos em textos e imagens e seus respectivos exercícios não avaliativos e uma atividade avaliativa final. O aluno poderá fazer o download e salvar o material para que possa consultá-lo ao responder às atividades.
Os participantes poderão interagir por meio de um Fórum de Discussão, para se comunicar com os demais integrantes do curso, de forma facultativa. O aluno deverá realizar uma atividade avaliativa final composta de questões objetivas, sendo necessário o acerto de pelo menos 70% delas para a certificação, em uma única tentativa. A realização desta atividade e dos exercícios dos módulos é requisito para a conclusão do curso.
Após o término do período do curso, o certificado será emitido aos participantes aprovados e enviado por e-mail. Também estará disponível para download. O aluno poderá fazer uma avaliação de percepção, visando coletar informações para contribuir para a melhoria dos próximos cursos.
Programa
Módulo I - Introdução ao eSocial:
Apresentação, Conteúdo e Princípios do eSocial;
Ambientes do eSocial;
Lógica do Sistema e Recomendações;
Identificadores; Modelo Operacional do eSocial;
Módulo II - Eventos do eSocial relacionados a SST:
S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos;
S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho;
S-1065 - Tabela de Equipamentos de Proteção;
S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho;
S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco;
S-2245 - Treinamentos e Capacitações.
Com informações da Fundacentro.