Nova NR vai regulamentar atividades de limpeza urbana


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
07/06/2017



O Grupo de Trabalho encarregado de verificar e estudar as condições de segurança e higiene nos serviços de limpeza urbana apresentou no dia 30 de maio, em Brasília, o texto base da Norma Regulamentadora - NR do setor. O grupo é formado por Auditores-Fiscais do Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT e técnicos da Fundacentro.


O texto, discutido em audiência pública na sede do Ministério do Trabalho, aponta os requisitos mínimos para a gestão de segurança, saúde e conforto nesse tipo de atividade.


As atividades de limpeza urbana que serão regulamentadas pela NR envolvem a coleta de resíduos sólidos, varrição, transbordo, manutenção de áreas verdes, tratamento de resíduos, ponto de recolhimento de resíduos - ecoporto, triagem de recicláveis e destinação final. O texto também abrange raspagem e pintura de meio-fio, capina e roçagem de terrenos, lavagem e conservação de monumentos e de túneis, varrição e lavagem de feiras, vias e praças. Essas atividades são consideradas insalubres e  expõem os trabalhadores a riscos físicos, ergonômicos, biológicos e de acidentes.


Os itens previstos na Norma  incluem desde a organização das atividades, o material de apoio e vestimentas, veículos, máquinas e equipamentos, até o suprimento de água potável e fresca, além de banheiros e pontos de apoio no trajeto da coleta de resíduos. “A intenção é trazer melhores condições de saúde e integridade a esses trabalhadores”, explicou o secretário substituto de Inspeção do Trabalho, João Paulo Ferreira Machado.


Um dos direitos assegurados a esses trabalhadores é a recusa de fazer a coleta, quando o material estiver acondicionado de forma irregular ou oferecer risco à saúde ou segurança pessoal. Por isso, quem separa os resíduos dentro de casa também tem responsabilidade com a segurança desses trabalhadores.


De acordo com a SIT, essas normas serão aplicadas em todos os municípios brasileiros.


Construindo a Norma


O texto do Grupo de Trabalho formado por Auditores-Fiscais do Trabalho e técnicos da Fundacentro estava aberto a contribuições públicas pela internet desde janeiro deste ano.


Outros três encontros – em São Paulo, Porto Alegre e Salvador – já haviam sido realizados para receber e avaliar as sugestões de empregados e empregadores do setor.


Agora a Coordenação-Geral de Normatização e Programas do Ministério do Trabalho irá analisar as contribuições apresentadas até 30 de maio nas audiências públicas e pela internet.


Depois, o texto será encaminhado a uma Comissão Tripartite, formada por representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo, para novos debates e deliberações. Essa comissão finalizará, por consenso, o texto da nova Norma Regulamentadora.


Concluídos os trâmites nessa Comissão Tripartite, será publicada uma portaria pelo Ministério do Trabalho, constituindo a nova Norma Regulamentadora para os serviços de limpeza urbana.


Com informações do Ministério do Trabalho. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.