A Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Roraima e Fórum Roraimense de Prevenção e Erradicação de Trabalho Infantil - FORRPETI promoveram o III Encontro para capacitação de professores sobre o tema trabalho infantil, no dia 22 de maio, no auditório do SENAC/RR. Os profissionais de educação do município e do Estado vão atuar nas escolas como agentes multiplicadores do combate ao trabalho infantil.
No total, cem profissionais participaram do curso, entres eles conselheiros tutelares, assistentes sociais e representantes da sociedade civil.
Na ocasião, foram ministradas palestras sobre trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e as ações realizadas tanto pelo PETI municipal e estadual.
Segundo a Auditora-Fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Roraima, Thais Castilho, “a naturalização do trabalho infantil ainda é um grande obstáculo que deve ser superado para a erradicação da prática. Ações de conscientização sobre o que é o trabalho infantil e os malefícios que dele decorrem são de grande importância o combate”, explicou.
De acordo com a Coordenadora do PETI Municipal, Lílian Santos, “a capacitação foi importante para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente. A sociedade passa a conhecer melhor os órgãos que a compõe e diante de uma violação de direitos, como é o trabalho infantil, as pessoas passam a saber como denunciá-la”, avaliou.
Ao fim do curso, os profissionais da educação receberam revistas que tratam do trabalho infantil doadas pelo Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e pela Câmara dos Deputados Federais.