Trabalho forçado: OIT lança Campanha pela ratificação do Protocolo 2018


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
09/05/2017



Fortalecimento da Fiscalização do Trabalho é uma das exigências do Protocolo sobre trabalho forçado       


A Organização Internacional do Trabalho – OIT lança no Senado Federal, nesta terça-feira, 9 de maio, a campanha 50 For Freedom, para pedir que o Brasil ratifique o Protocolo sobre trabalho forçado de 2014.


O nome da campanha se refere à convocação da OIT e de seus parceiros – a Confederação Sindical Internacional e a Organização Internacional dos Empregadores – para que 50 países ratifiquem o Protocolo até 2018.


Entre as exigências estabelecidas pelo Protocolo está o fortalecimento da Fiscalização do Trabalho. Além disso, o país que ratificar o Protocolo deverá adotar medidas complementares para educar e informar a população e as comunidades sobre crimes como o tráfico de seres humanos. Está previsto ainda que as vítimas terão acesso à ações jurídicas e à indenização – mesmo que elas não residam legalmente no país onde trabalham.


Durante o lançamento da campanha será exibido de um vídeo com depoimentos de trabalhadores vulneráveis e resgatados da escravidão moderna concedidos ao Embaixador da Boa Vontade da OIT, o ator Wagner Moura.


Além disso, um trabalhador resgatado de condições análogas à escravidão participará do evento para entregar à Casa Civil uma carta pedindo que o Brasil ratifique o Protocolo. Um painel digital também será instalado no Senado, para exibir em tempo real as postagens publicadas pelos brasileiros nas redes sociais com as hashtags da campanha 50 For Freedom em apoio à ratificação: #50FF, #50ForFreedom e #AssinaBrasil.


O Sinait apóia a campanha.


Acesse aqui para mais informações.  


Veja o vídeo com o ator Wagner Moura.  


Com informações da OIT.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.