Retrospectiva 2016: Sinait defende cumprimento do acordo salarial na Casa Civil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/01/2017




Dirigentes do Sinait estiveram na Casa Civil da Presidência da República, na manhã desta terça-feira (24), para tratar do cumprimento do acordo salarial celebrado entre o governo e o Sinait no âmbito das negociações salariais realizadas em 2015 e 2016. A vigência do acordo é para o período de 2016 a 2019. Eles foram recebidos pelo subchefe adjunto da Casa Civil, Felipe Bresciani, e pelo assessor Sérgio Costa Ravagnani.   


Na ocasião, o presidente do Sinait, Carlos Silva, falou da preocupação da categoria, diante do cenário de transição política pelo qual passa o país, especialmente com as mudanças no Ministério do Trabalho.


Ele explicou que, em recente oportunidade, o Sinait havia apresentado sua pauta, com questões estratégicas para o fortalecimento da Auditoria Fiscal do Trabalho, ao então vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo ele, a expectativa da categoria é avançar no sentido de ampliar também a proteção ao trabalhador.


Felipe Bresciani disse que como já é do conhecimento de todos, os acordos salariais vão depender da aprovação do PLN 1/2016, que já está em debate e votação no Congresso Nacional, nesta terça-feira (24). “Se na meta fiscal apresentada nesta segunda-feira (23), a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho estiver contemplada, não haverá nenhum problema de encaminhamento para o projeto de lei de cumprimento do acordo firmado com o Sinait”, destacou.


O PLN altera a meta fiscal de 2016 para permitir, entre outras ações, o envio, ao Congresso Nacional, dos projetos de leis que reajustam os vencimentos de várias carreiras de servidores públicos federais, a exemplo dos Auditores-Fiscais do Trabalho.


De acordo com Carlos Silva, o Sinait e várias outras entidades aguardam a aprovação do PLN 1 que abre caminho para transformar em realidade os Termos de Acordos assinados entre várias categorias e o governo depois de um ano de difícil negociação.


Participaram da reunião, além do presidente Carlos Silva, a vice-presidente Rosa Jorge, e a diretora Ana Palmira Camargo.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.