Auditores-Fiscais da Gerência Regional do Trabalho de Franca - GRTE/Franca suspenderam o transporte de trabalhadores na parte externa dos veículos de coleta de lixo em Franca (SP), na sexta-feira, 4 de novembro, ao constatarem situações de grave e iminente risco à integridade física dos coletores.
De acordo com a equipe de Auditores-Fiscais, várias irregularidades foram verificadas, como, por exemplo, o desgaste das cordas em que os coletores se seguravam na soleira dos caminhões compactadores de lixo; ausência de calçados adequados e de uniformes com faixas refletivas.
Eles observaram que os caminhões coletores não respeitavam a velocidade máxima permitida e os veículos não possuíam sinal sonoro de ré, nem mecanismo de comunicação entre os coletores e o motorista.
Os Auditores-Fiscais ainda apontaram irregularidades por parte dos trabalhadores nas “frequentes subidas e descidas nos estribos com o caminhão em movimento”, que podem causar graves acidentes.
Em função dos problemas detectados, os Auditores-Fiscais do Trabalho determinaram a interdição do serviço de coleta de lixo “a fim de se evitar possíveis acidentes graves ou fatais”.
Empresa A Seleta Meio Ambiente, responsável pela coleta de lixo no município, recorreu da decisão. Na segunda-feira, 7 de novembro, a Justiça do Trabalho deu liminar favorável à empresa.