GO: Auditores-Fiscais constatam atraso de salários em hospitais públicos da capital


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/11/2016



Mais de 200 trabalhadores celetistas do Hospital de Urgências de Goiânia - Hugo e do Hospital de Doenças Tropicais - HDT, ambos administrados pelo governo de Goiás, foram ouvidos por Auditores-Fiscais do Trabalho nesta terça-feira, 1º de novembro, para investigar denúncias de atraso de salários nas duas unidades.


De acordo com a Auditora-Fiscal Jacqueline Carrijo, cerca de 70% dos trabalhadores entrevistados relataram o atraso. Todos os contratantes da mão de obra estatutária, autônoma e celetista do HUGO e do HDT foram notificados pelo Ministério do Trabalho. Estabelecimentos do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, as Organizações Sociais ou outras empresas terceirizadas, terão que apresentar, na próxima semana, os comprovantes de pagamento dos trabalhadores na Superintendência Regional do Trabalho de Goiás – SRT/GO.


Até sexta-feira, 4 de novembro, as abordagens e notificações deverão ser concluídas e outras unidades serão fiscalizadas. As denúncias foram formalizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás  - Sindsaúde-GO. A entidade acompanhou a abordagem dos Auditores-Fiscais nos hospitais.


Jacqueline explica que o descumprimento do pagamento no prazo legal gera penalidades e multas com representações para o Ministério Público do Trabalho e para o Ministério Público Federal. "Salário é critério de saúde e segurança no trabalho. Como exigir controle, precisão do trabalhador em atividades de risco com a saúde mental afetada com aluguel, escola, creche, farmácia, açougue, supermercado, água, luz e telefone atrasados?", ela questiona.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.