A "Operação Porto Seguro” no Porto de Santos, São Paulo, nesta terça-feira, 4 de outubro, foi destaque em veículos de comunicação. Durante a operação os Auditores-Fiscais do Trabalho constataram várias irregularidades trabalhistas, como excesso de jornada de motoristas e problemas na carroceria de caminhões e fixação de contêineres, entre outras.
Os Auditores-Fiscais utilizam como base para essa fiscalização as legislações específicas para o setor, em especial a jornada de trabalho. Segundo eles, o cumprimento da lei garante mais segurança nas operações portuárias, diminuindo o número de acidentes.
Ao fazer essas fiscalizações, os Auditores-Fiscais mostram a relevância de seu trabalho na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores e consequentemente a necessidade de ter quantidade suficiente de Auditores para proteger os empregados. Esta foi a forma que eles encontraram para chamar a atenção do governo para a necessidade de cumprir com o acordo assinado com a categoria, assinado em março, mas ainda não enviado como projeto de lei para o Congresso Nacional. Todos os prazos fixados até agora foram descumpridos e a insatisfação da categoria é grande em todo o país.
Clique aqui para ver matéria de TV no Jornal Tribuna.
Veja matéria do G1 Santos