Oito Auditores-Fiscais da Gerência Regional de Piracicaba - GRTE/Piracicaba e agentes da Polícia Rodoviária Federal - PRF fiscalizaram, durante operação padrão, no dia 25 de agosto, as condições de trabalho de 45 caminhoneiros no trecho da Rodovia do Açúcar, na altura do município de Capivari, interior paulista. Na ocasião, foram lavrados mais de 40 autos de infração.
A equipe identificou entre as irregularidades o excesso de jornada. Segundo apuraram, a maioria dos caminhoneiros estava na estrada havia mais de 14 horas. De acordo com a lei, a rotina diária do motorista profissional deve ser de oito horas, podendo ser prorrogada por mais duas extraordinárias, com intervalo mínimo de 11 horas entre uma jornada e outra.
O excesso de jornada, explica a equipe, provoca cansaço e é configurado como risco grave para a segurança da estrada, uma vez que não prejudica apenas o caminhoneiro, mas toda a malha viária. O cansaço pode provocar acidentes que, além de atingir ao caminhoneiro, também ferem e matam usuários das estradas intermunicipais, estaduais e federais.
Durante a operação, foram apreendidos 11 documentos de caminhões por má manutenção dos veículos com pneus carecas e placas ilegíveis. Nenhum veículo foi apreendido, mas para o caminhoneiro retirar o documento vai precisar regularizar a situação.
Assista aqui a matéria sobre a operação que foi veiculada na EPTV Piracicaba e Região