RS: Fiscalização interdita três moegas no Porto Público de Rio Grande


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/08/2016



Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram três moegas – estações que recebem e destinam grãos para vagões ou caminhões – da empresa Vanzin Serviços Aduaneiros Ltda, no terminal de fertilizantes, no Porto Público do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A operação iniciada na segunda-feira, 22 de agosto, e concluída nesta terça-feira, 23, constatou que os equipamentos estavam em desacordo com as normas de segurança, incorrendo em riscos de acidentes aos trabalhadores. A ação resultou na lavratura de 10 autos de infração.   


De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho Gerson Soares Pinto, que coordenou a operação, “há risco de tombamento por causa do peso excessivo de grãos colocados nesses equipamentos. Além disso, a corrosão também representa grave risco de acidentes para os trabalhadores”, informou.


A equipe de fiscalização também notificou todas as moegas da empresa Serra Morena por estarem em desacordo com a Norma Regulamentadora - NR n° 29, que trata do Trabalho Portuário e Aquaviário. Entre as irregularidades constatadas estão cabines fechadas para os operadores e assento em desacordo com as normas ergonômicas, entre outras. Esses equipamentos só poderão voltar a operar depois das adequações. 


Privilegiado por seus aspectos geográficos, o Porto do Rio Grande consolidou-se como o Porto do Conesul, tendo forte atuação no extremo Sul do Brasil, estando entre os mais importantes portos do continente americano em produtividade. O porto gaúcho é considerado o segundo mais importante do país para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro.


Desde o dia 2 de agosto, os Auditores-Fiscais do Trabalho estão em greve, mas continuam fiscalizando situações que representam grave e iminente risco à vida e segurança dos trabalhadores, como neste caso. A categoria reivindica a reestruturação da carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho, com melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.