A Fiscalização do Trabalho encontrou irregularidades no processo produtivo, além de constatar riscos para os trabalhadores nos locais atingidos por uma explosão
Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Juiz de Fora (MG) interditaram a fábrica de armas, explosivos e munições da Imbel, onde explodiu um paiol no último dia 16 de agosto, atingindo comércios e casas próximas. No momento do acidente apenas seguranças trabalhavam na empresa, mas estavam longe do local, por isso ninguém ficou ferido.
Segundo o Auditor-Fiscal do Trabalho José Miguel Campos Júnior, a empresa foi interditada para resguardar a segurança dos empregados. “Na área atingida há 82 edificações e, com a explosão, algumas delas foram danificadas e havia risco de desabamento. A empresa já havia sido prudente em interromper o trabalho após o acidente. Após a vistoria dos Auditores-Fiscais ficou constatado o risco para os trabalhadores, caso retomassem os trabalhos”, informou.
José Miguel disse que a interdição também considerou os danos aos prédios, mas também foram verificados problemas em relação ao armazenamento e movimentação de explosivos e material bélico. “Fizemos um trabalho minucioso e sem muita pressa, já que a empresa havia interrompido os trabalhos”, acrescentou ele, que integrou a equipe de oito Auditores-Fiscais que fiscalizaram a Imbel.
A suspensão parcial ou total da interdição poderá ser requerida pela empresa a qualquer momento, desde que cumpra as exigências de segurança. “O tempo de interdição vai depender da capacidade de reação da empresa. Para que as atividades voltem será necessário um processo rigoroso, com apresentações de laudos comprovando que ela pode voltar a funcionar”, disse José Miguel.
Atualmente, a empresa conta com 270 empregados. Segundo informou representante da empresa, alguns trabalhadores do setor administrativo, como departamento pessoal e recursos humanos, trabalharão em uma sala cedida pelo Colégio Militar. Os empregados dos outros setores parados continuarão recebendo o salário normalmente.
As causas da explosão estão sendo investigadas pelo Exército e um inquérito técnico-administrativo interno foi aberto pela Imbel. Não é a primeira vez que a empresa registra um grande acidente na cidade. Em março de 1944, uma oficina da fábrica explodiu matando 14 trabalhadores.
Confira matérias publicadas sobre o assunto: