Mais uma semana se passou sem que o Projeto de Lei que concretiza o acordo firmado pelo governo com a categoria tenha sido enviado ao Congresso. Apesar das promessas de remessa e dos apoios firmados para agilizar o envio, nada aconteceu. Vários foram os contatos feitos, os esforços empreendidos, mas o governo insiste em atrelar o nosso PL ao fechamento de acordo com outras categorias.
Na reunião conjunta da Diretoria, Conselho de Delegados Sindicais e do Comando Nacional de Mobilização do Sinait, realizada esta semana, em Brasília, o consenso é de que a mobilização e a pressão precisam continuar fortes e firmes.
Os Auditores-Fiscais do Trabalho têm feito sua parte, chamando a atenção da sociedade para o importante e relevante trabalho prestado pela fiscalização. Ações de grande porte ocorrem desde o início do mês de agosto, tendo ampla repercussão na imprensa local, nacional e até internacional, como foi o caso da fiscalização no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico.
Nossa missão principal, neste momento, é incomodar, de todas as formas e maneiras possíveis. Visitar parlamentares e autoridades que possam influenciar, de alguma forma o processo de tramitação do PL.
O recado do presidente do Sinait, Carlos Silva, é claro: “não podemos desanimar, não podemos deixar de lutar. Tivemos uma etapa de luta até a assinatura do acordo. Agora estamos nesta fase, duríssima, de envio do PL ao Congresso Nacional. E ainda teremos mais uma, que será a aprovação do projeto na Câmara e no Senado. Portanto, temos que ser fortes, unidos e muito firmes. Nossa causa é justa, e por ela lutaremos até a vitória”.