ES: Operação Porto Seguro, em Capuaba, fiscaliza condições de trabalho de caminhoneiros


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/08/2016



Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram Operação Porto Seguro, nesta terça-feira, 2 de agosto, para fiscalizar as condições de trabalho de caminhoneiros em todo o País. No Espírito Santo, a ação foi feita no Porto de Capuaba, em Vila Velha.


De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho Leonardo Decuzzi, um dos responsáveis pela operação, cerca de 30 caminhões foram vistoriados. “As principais irregularidades encontras foram em relação às condições inadequadas de segurança e a falta de registro da jornada de trabalho dos motoristas de caminhão”.


Ele explicou que há caminhoneiros que chegam a dirigir mais de 14 horas sem interrupção. “O excesso de jornada é um fator de alto índice de acidentes nas estradas”. Decuzzi esclarece ainda que poucos caminhoneiros preenchem a papeleta de serviço externo, documento que registra a jornada de trabalho de profissionais que atuam fora das empresas.


Segundo o Auditor-Fiscal, essa é uma das categorias que mais registram acidentes de trabalho. “Os caminhoneiros precisam dirigir a uma velocidade controlada de 80 km/h, corresponder aos prazos que são exigidos e se submetem a condições precárias para garantir estes prazos".


Ele disse que esses fatores estressam muito os profissionais. "Isso os leva a uma condição de estresse que muitas vezes termina em fatalidade, é um barril de pólvora, colocando em risco não só o trabalhador, como outros usuários da via".


Segundo dados da Previdência Social, em 2013, 10,4% dos acidentes fatais ocorridos no Brasil foram no setor de transportes rodoviário de cargas, vitimando, na sua maioria, os motoristas e ajudantes de caminhões.


Com informações da Gazeta Online.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.