Dirigentes do Sinait participarão do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/05/2016



O presidente do Sinait, Carlos Silva, diretores da entidade e Auditores-Fiscais do Trabalho participarão do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social nesta terça-feira, 31 de maio, às 9 horas, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília (DF).


Os idealizadores da Frente são o senador Paulo Paim (PT/RS) e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), em conjunto com diversas associações, sindicatos e entidades nacionais, estaduais e distritais que defendem os direitos dos aposentados e trabalhadores, entre elas, o Sinait. Um dos motivos da iniciativa é a crescente fragilização da Previdência, que foi retirada do Ministério do Trabalho para compor uma secretaria no Ministério da Fazenda, além das ameaças de aprovação das reformas previdenciária e trabalhista.


Segundo Carlos Silva, o Sinait é contra as duas reformas porque significam apenas retirada de direitos. Para ele, as medidas de ajuste fiscal nas áreas trabalhista e previdenciária, cujo objetivo é a retomada do crescimento econômico, não podem sacrificar o trabalhador nesse momento de recessão e desemprego.


O presidente do Sinait acredita que a solução para enfrentar a crise é a uma reforma tributária. “Por ano, mais de R$ 200 bilhões são destinados sob forma de desoneração de impostos às grandes empresas, sem contrapartidas para a sociedade”.


Na contramão do que está sendo discutido pelo governo, o Sinait também defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 555/2006 que prevê a extinção da contribuição previdenciária dos pensionistas e servidores públicos aposentados. “Essa matéria significa o resgate da dignidade do servidor público que é obrigado a pagar algo à Previdência sem nenhum retorno”, lembra Carlos Silva.


De acordo com ele, o elevado grau de sonegação e fraude trabalhista e previdenciária pode ser combatido com a Auditoria-Fiscal do Trabalho, mas a carreira precisa de melhorias na infraestrutura e de pessoal para ser ainda mais eficiente. “Muitos maus empregadores sonegam as contribuições previdenciárias, especialmente as que financiam benefícios acidentários”, finaliza.


Programação – Após o lançamento da Frente, haverá um seminário “Desmistificando o déficit da Previdência no contexto da Seguridade Social” a partir das 14 horas. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.