PB: mais um Estado aprova Lei contra o trabalho escravo


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
22/03/2016



Na Paraíba, a Assembleia Legislativa – ALPB aprovou, no dia 16 de março, o Projeto de Lei 554/15, que estabelece a cassação da inscrição do ICMS daquelas empresas que utilizarem mão de obra escrava direta ou indiretamente. 


O autor do projeto, deputado Adriano Galdino (PSB) declarou que é inadmissível esse tipo de conduta e que precisa ser punido, dificultando a atuação de empresas flagradas ao explorarem a mão de obra de trabalhadores. 


Outros Estados possuem leis aprovadas que punem os empresários flagrados na prática desse crime. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Estadual nº 14.946/2013 prevê severa punição às empresas que comercializarem produtos cuja fabricação tenha utilizado, em qualquer etapa do processo produtivo, esse tipo de trabalho. A pena é de cassação da inscrição no cadastro do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), o que impede o estabelecimento, bem como seus sócios, de atuar no mesmo ramo de atividade no território do estado de São Paulo pelo prazo de dez anos. 


Em 2015, a Bahia também passou a ter um instrumento normativo contra o trabalho escravo, a Lei 13.221/15, que fixa sanções mais rigorosas às empresas envolvidas com a exploração do trabalho escravo no estado, determinando o cancelamento do Cadastro de Contribuintes do ICMS (CAD/ICMS) daquelas que se beneficiem, de forma direta ou indireta, na produção de bens e serviços, em qualquer etapa da cadeia produtiva sob sua responsabilidade, do trabalho escravo ou em condições análogas à escravidão. 


A responsabilidade das empresas não se restringe aos fatos que ocorrem em seus estabelecimentos comerciais, estendendo-se às condições de trabalho dos fornecedores, das empresas que praticam a terceirização, quarteirização, etc. 


A extinção do trabalho escravo no Brasil é o objetivo da luta diária dos Auditores-Fiscais do Trabalho. As leis estaduais reforçam esse combate ao prever punições aos empresários flagrados na prática.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.