Dirigentes do Sinait participam de reunião do Fonacate com líderes na Câmara


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
10/04/2015



Representantes de entidades que integram o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, entre elas o Sinait, participaram de reuniões com os líderes do PRP, Juscelino Filho (MA) e do PPS, Rubens Bueno (PR), na Câmara, para tratar de pleitos das categorias. Os encontros ocorreram nesta quinta-feira, 9 de março.


O Fórum está visitando os líderes de partidos na Casa num esforço pela aprovação de matérias de interesse do serviço público e pela rejeição das Medidas Provisórias 664 e 665/2014, que estabelecem novas regras para a concessão de benefícios como o Seguro Desemprego e das pensões por morte, que poderão ser reduzidas. As MPs, que fazem parte do pacote de ajuste fiscal do governo, foram encaminhadas ao Congresso e estão sendo discutidas em Comissões Mistas antes de irem a plenário.


Os integrantes do Fonacate falaram sobre o Projeto de Emenda à Constituição – PEC 555/06, que extingue a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. A matéria está pronta para ser votada em plenário e, mesmo com a pressão das entidades, encontra resistências, principalmente no governo.


Também foi levada aos deputados a necessidade de retomada do exercício do mandato classista remunerado. De acordo com o Fonacate, o impacto financeiro não será alto, ao contrário da justificativa do veto da presidente Dilma Rousseff à emenda que tratava do tema, de autoria do deputado Vicentinho (PT/SP), incluída na MP 632/13 e aprovada pelo Congresso no ano passado. Para o Fórum, a licença classista remunerada irá fortalecer o movimento sindical.


O líder do PRP, Juscelino Filho, afirmou que as entidades podem contar com o seu apoio. Ele também disse que iria se aprofundar nos assuntos discutidos para ter conhecimento de mais detalhes sobre as reivindicações dos servidores. Rubens Bueno reafirmou o posicionamento contrário do PPS às MPs 664 e 665 e disse apoiar as categorias quanto à aprovação da PEC 555 e do mandato classista remunerado.


Pelo Sinait participaram os diretores Benvindo Soares, Hugo Carvalho Moreira e Tânia Tavares.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.