O Tribunal Regional do Trabalho - TRT da 15ª Região concedeu a Medalha de Ouro do Mérito à Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada Fernanda Giannasi, no dia 12 de março, em Campinas (SP). Ela foi indicada ao prêmio pelos desembargadores Eleonora Bordini Coca e Manoel Carlos Toledo Filho pela atuação contra o uso do amianto.
A Auditora-Fiscal dedicou a Medalha às vítimas do amianto, mercúrio, POPs - um tipo de poluente orgânico, nuclear, Shell-Basf e benzeno. “Sem a confiança, respeito, apoio e carinho de vocês não chegaríamos tão longe. Vocês são os verdadeiros homenageados e a razão de todo nosso trabalho”.
A homenagem é concedida pelo TRT da 15ª Região a 45 personalidades e autoridades em reconhecimento por suas ações em favor da sociedade. As comendas Grande Colar e Medalha de Ouro foram entregues pelo presidente do Tribunal, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, durante sessão de Abertura do Ano Judiciário do Trabalho do Tribunal.
O Sinait parabeniza Fernanda Giannasi, que dedica sua vida à causa do banimento do amianto e pela saúde e segurança dos trabalhadores que manuseiam o mineral nos processos de produção. Apesar do amianto ter sido banido em alguns países, ainda é usado em alguns estados do Brasil e a Auditora-Fiscal faz parte da frente que tem levado essa discussão para vários setores, inclusive ao Supremo Tribunal Federal - STF.
Clique aqui para conferir todos os homenageados.