Magistrado Grijalbo Coutinho lança livro sobre terceirização


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/02/2015



O magistrado Grijalbo Fernandes Coutinho, juiz do Trabalho de primeira instância da 10ª Região - DF desde 1992, lança o livro “Terceirização - Máquina de Moer Gente Trabalhadora” pela Editora LTr, especializada em livros jurídicos.


A obra discorre sobre os meandros da terceirização e seus efeitos maléficos na vida do trabalhador. Faz uma análise das bases históricas do capitalismo, incluindo a sua estruturação, expansão movida por atos expropriatórios e exploração da força de trabalho.


O autor discorre e abarca a onda terceirizante mundial, o processo produtivo fragmentário e a tentativa política do capital em derrotar a organização do trabalho. Além de analisar os aspectos e efeitos econômicos, sociais, políticos e jurídicos da terceirização.


O magistrado ainda dá ênfase ao estreito vínculo existente entre a nova marchandage e a elevada acidentalidade no trabalho causadora de mortes e mutilações de empregados terceirizados dos setores elétrico, petroleiro e da construção civil.


O livro “Terceirização - Máquina de Moer Gente Trabalhadora” é uma leitura pertinente para os Auditores-Fiscais do Trabalho por permitir o conhecimento e a reflexão do tema sob uma ótica diferente da fiscalização. A terceirização é uma preocupação da categoria, que conhece as mazelas que este processo provoca, incluindo o maior número de acidentes e mortes entre trabalhadores terceirizados do que com os diretamente contratados pelas empresas.


O livro pode ser comprado diretamente na internet, no site da LTr – www.ltreditora.com.br, ao preço de 70 reais.


Grijalbo Fernandes Coutinho - Juiz do Trabalho de primeira instância da 10ª Região desde 1992. Foi presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região - Amatra 10. Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/MG e em Direito Constitucional pela UnB. Master em Teoria Crítica de Derechos Humanos: Globalización e Derechos pela UPO — Universidad Pablo D´Olavide, Sevilla-Espanha. Especialista sobre o mesmo tema pela Unibrasil — Faculdades Integradas do Brasil. Recebeu o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos pelo MhuD — Movimentos Humanos Direitos (2006).


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.