RJ: Auditores-Fiscais do Trabalho desembargam obras do Museu do Amanhã


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
23/01/2015



O desembargo da obra ocorreu somente após os Auditores-Fiscais constatarem que os defeitos nos equipamentos do sistema elétrico estavam sanados


Auditores-Fiscais do Trabalho desembargaram, nesta quarta-feira, 21 de janeiro, as obras do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, após nova inspeção e constatação de que os dispositivos de proteção do sistema elétrico estavam funcionando adequadamente e não apresentavam mais os riscos que geraram o embargo da obra no dia 19.


As atividades do canteiro tinham sido embargadas preventivamente, após fiscalização que constatou falhas nos dispositivos de proteção do sistema elétrico, que não desarmavam corretamente. A falta de segurança configurava, segundo os Auditores-Fiscais, condição de grave e iminente risco à saúde e à integridade física de todos os trabalhadores. 


De acordo com os Auditores-Fiscais, a empresa atendeu as exigências determinando a revisão do funcionamento de todos os dispositivos de desligamento rápido dos quadros elétricos; a adequação de toda a fiação de extensões elétricas, colocando-as suspensas ou de forma segura evitando acidentes e o ajuste do plugue de conexão de todas as máquinas elétricas do canteiro.


Acidente com operário poderia ter sido evitado


Segundo os Auditores-Fiscais que realizaram a fiscalização na obra, o acidente que matou o operário Stanley Meireles Lima, de 35 anos, no dia 16 de janeiro, provavelmente aconteceu pela energização inesperada de uma estrutura metálica da obra. “Possivelmente, a morte poderia ter sido evitada se o funcionamento do quadro de proteção estivesse regular. A função desse equipamento é detectar a fuga de corrente em fração de milésimos de segundos, o que não ocorreu”, afirmou o Auditor-Fiscal do Trabalho, José Roberto Moniz. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.