Trabalhadores enfrentam problemas com a emissão da CTPS


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
13/01/2015



Ministro disse que situação já está sendo resolvida


Nas últimas semanas trabalhadores enfrentaram dificuldades em vários estados quando foram solicitar a primeira emissão ou segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. O problema se deu em razão da instalação da nova versão do sistema informatizado do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE para a emissão do documento digitalizado.   


Mesmo depois do prazo estabelecido pelo Ministério para a instalação e o funcionamento do novo sistema, vários estados ainda continuam com problemas na emissão do documento.


Matérias veiculadas na imprensa mostraram que em Recife o documento deixou de ser emitido por falta de material para confecção. Já no Paraná o problema foi devido à instalação das impressoras.


Em Goiânia, a emissão da CTPS havia sido suspensa desde o dia 6 de dezembro com previsão de funcionamento normal em janeiro, mas falhas no sistema acabaram atrapalhando a vida dos trabalhadores que precisaram do documento, que foi emitido manualmente.


Na quinta-feira, 8 de janeiro, a presidente do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge, esteve com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e perguntou sobre a atuação do Ministério para resolver o problema com a emissão das novas carteiras digitalizadas. 


O ministro informou que o problema se deu por inoperância da empresa contratada pelo MTE para fazer a instalação dos equipamentos de informática, mas que tudo já estava sendo solucionado.


O novo procedimento unificou os sistemas do Programa de Integração Social - PIS, Seguro Desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. De acordo com o ministro, o novo serviço vai trazer mais agilidade à emissão das carteiras. O prazo para quem emite o documento na capital deve cair de 5 a 10 dias para a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte ao requerimento.


Para saber mais sobre a situação em Goiânia, clique aqui.


Clique aqui para ver matéria sobre o ocorrido em Recife.


Veja a situação no Paraná.


 


 


 


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.