Segunda reportagem vai ao ar nesta quinta-feira, no SBT Notícias
Foi ao ar nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no SBT Notícias, a primeira de uma série de três reportagens intitulada “O outro lado dos cruzeiros”, sobre as condições de trabalho em navios de cruzeiros. O repórter Marcelo Carrião e o repórter cinematográfico João Flávio embarcaram num cruzeiro de Santos a Búzios, em um navio de bandeira italiana. Eles usaram equipamentos discretos, conseguiram conversar com os tripulantes e verificar que cumprem extenuantes jornadas de trabalho, sofrem maus tratos, são humilhados, realizam tarefas pesadas por horas seguidas e recebem água e comida diferente, e pior, que os passageiros. Carrião disse que o mesmo garçom servia o café da manhã, o almoço e o jantar, sem qualquer descanso.
Nas reportagens que irão ao ar esta noite, 4 de dezembro, e na sexta-feira, 5, serão entrevistados ex-empregados de navios, que vão contar o que sofreram a bordo das embarcações.
A fiscalização do trabalho em navios de cruzeiros foi tema de curso de atualização no 32º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, realizado em Curitiba (PR) de 23 a 28 de novembro. A legislação própria, as condições de trabalho, o que observar e a quais autoridades se dirigir foram alguns dos aspectos abordados. Segundo os Auditores-Fiscais do Trabalho Jacqueline Carrijo e Rinaldo Gonçalves há muita exploração nos navios, casos de trabalho análogo ao de escravos, com resgate de trabalhadores, e também denúncias de tráfico de pessoas.
Veja a primeira reportagem exibida no dia 3 de dezembro. A matéria é reprisada no jornal Notícias da Manhã, de 6 às 9 horas, e pode também ser vista na TV UOL.