Auditores-Fiscais presentes no 32º Enafit aprovam Moções e Proposições


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
28/11/2014



No último dia do 32º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, dia 28 de novembro, os Auditores-Fiscais do Trabalho aprovaram as moções e proposições apresentadas durante Sessão Plenária. 


A primeira das quatro Moções aprovadas foi apresentada à plenária pela Diretoria Executiva Nacional do Sinait - DEN em repúdio à permanência do superintendente Neivo Beraldin à frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná – SRTE/PR. Na Moção, os Auditores-Fiscais do Trabalho do Paraná pedem o imediato afastamento do superintendente em razão das constantes ameaças, interferências e perseguições contra Auditores-Fiscais do Trabalho e Servidores Administrativos da SRTE/PR. 


Para a presidente do Sinait, diante de todas as denúncias trazidas pelos Auditores-Fiscais do Paraná, é preciso manifestar a intolerância da categoria a esse tipo de intervenção. Os Auditores-fiscais do Trabalho repudiam veementemente essa indicação e apelam à Presidente da República para que não leve adiante essa danosa indicação. 


Outra Moção aprovada, que também foi apresentada pela DEN, repudia a indicação da senadora Kátia Abreu, para o Ministério da Agricultura. Esta Moção é conseqüência dos ataques desferidos pela parlamentar aos Grupos Móveis e à Auditoria-Fiscal do Trabalho, tentando macular a imagem dos servidores e desqualificar o trabalho realizado em defesa dos direitos dos trabalhadores encontrados em situação de escravidão. 


Também foi aprovada a Moção que faz um alerta à sociedade para os prejuízos oriundos da terceirização nas atividades-fim das empresas, que fragilizam a relação de empregos, violam o princípio da vedação do retrocesso. Essa prática é a causa de milhares de acidentes de trabalho e fere o princípio da dignidade humana. 


Proposições aprovadas


Dentre as proposições que foram aprovadas está a de que os Auditores-Fiscais que integraram a Comissão de Política de Classe que debateu e definiu propostas para a implantação da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho – Enit, integrem o grupo técnico que será criado para elaborar a redação de uma Lei de criação da Enit, conforme foi aprovado na Comissão de Política de Classe do Encontro. Os Auditores-Fiscais do Trabalho Rosângela Rassy e Rui Alberto Ecke conduziram os trabalhos. 


Foi aprovada também a proposição em apoio à luta das Centrais Sindicais pela redução da jornada semanal de trabalho, para 40 horas. Esta proposta foi apresentada pela presidente do Sinait, representando a DEN/Sinait. 


Em outra proposição, os enafitianos aprovaram o pedido de que Manoel Dias não seja reconduzido ao cargo de Ministro do Trabalho e Emprego. A proposta foi apresentada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho Carlos Dias. Segundo ele, o ministro do Trabalho é o responsável por muitas das mazelas que ocorrem atualmente no MTE, em todo o país, citando como exemplo o desaparelhamento do órgão. 


Outra proposição aprovada direcionada à Secretaria de Inspeção do Trabalho para que crie projeto ou grupo especial com atuação focada nas empresas terceirizadas com foco na Administração Federal Pública em geral.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.