Auditores Fiscais do Trabalho do Setor de Fiscalização de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso intensificaram ações no estado. O objetivo é reduzir riscos no ambiente laboral e garantir melhores condições para os trabalhadores. Neste sentido, as equipes de Auditores estão priorizando as fiscalizações diretas, realizadas presencialmente por meio de visitas aos estabelecimentos a fim de identificar e impedir situações que possam colocar em risco a saúde e a integridade física dos empregados.
Durante as inspeções, quando são constatadas situações de grave e iminente risco, os Auditores Fiscais do Trabalho têm a obrigação legal de adotar medidas urgentes para proteger os trabalhadores. Entre essas ações estão o embargo parcial ou total de obras e a interdição de atividades, máquinas, equipamentos ou setores de serviço, até que os problemas sejam sanados.
“Nosso objetivo principal é promover uma melhoria contínua nas condições de trabalho, atuando de forma preventiva para evitar acidentes e doenças ocupacionais”, destacou a coordenação do setor em Mato Grosso.
Foco em setores com maior risco
O planejamento das ações de fiscalização é orientado pela identificação de setores econômicos com maior frequência e gravidade de acidentes de trabalho. A lista de atividades prioritárias é definida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e, em Mato Grosso, passa por ajustes para atender às especificidades locais.
Atualmente, estão em andamento no estado projetos estratégicos, como, Fiscalização do Trabalho Rural, com foco em atividades ligadas ao agronegócio, principalmente no armazenamento de grãos e beneficiamento de madeira; Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho, visando prevenir a repetição de eventos adversos; Ação Especial Setorial em estabelecimentos de assistência à saúde, garantindo melhores condições de segurança para profissionais e pacientes; Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, voltada a setores com altos índices de acidentalidade, que não fazem parte de projetos específicos.
"Essas ações reforçam o compromisso da Inspeção do Trabalho em proteger a vida dos trabalhadores e reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais em Mato Grosso, fortalecendo a cultura de prevenção dentro das empresas", disse o Auditor Fiscal Marcos Vinícius Crepaldi de A. Barros, chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalho.