13 Jul

13 a 17 de julho – Confira as lives desta semana

Publicada em: 13/07/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

Nesta semana de 13 a 17 de julho, mais transmissões ao vivo terão participação de Auditores-Fiscais do Trabalho abordando os temas Mulheres e Trabalho, lançamento da Campanha Institucional do SINAIT e Rescisão de contrato de aprendizagem profissional durante a pandemia Covid-19. 

Nesta segunda-feira, dia 13 de julhoàs 18h, ocorrerá a live Mulheres e Trabalho. O tópico central é a situação das mulheres no mercado de trabalho. Participarão do debate as Auditoras-Fiscais do Trabalho Larissa Abreu e Lidiane Barros, como mediadoras; Marina Sampaio, Auditora-Fiscal do Trabalho e integrante do GT Mundos do Trabalho do CESIT/Unicamp e Integrante do Conselho do Instituto Trabalho Digno; Luciana Veloso Baruki, Auditora-Fiscal do Trabalho e autora do livro “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador: por um regime jurídico preventivo”; Márcia Maria Coutinho Adorno, diplomata (atualmente no México) e chefiou a Divisão de Direitos Humanos e a Divisão do México e da América Central; Paloma dos Santos, diretora Tesoureira licenciada do SINDILIMPEZA, militante do Movimento Negro e LGBT e diretora Executiva de Combate ao Racismo da Contracs (licenciada) e Renata Queiroz Dutra, professora Adjunta de Direito e Processo do Trabalho da Universidade de Brasília e Doutora e Mestra em Direito (UnB). O evento será transmitido pelo Canal AFT-TV

Na terça-feira, dia 14 de julhoàs 16h, ocorrerá a live de lançamento da Campanha Institucional do SINAIT 2020/2021 – Trabalho Infantil, uma realidade que poucos conseguem ver. O evento visa também homenagear os 30 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O estatuto assinado no dia 13 de julho de 1990, virou a Lei nº 8.069, que estabeleceu os direitos e deveres de jovens com menos de 18 anos, para os quais foram fixadas medidas especiais de proteção e assistência a serem executadas, conjuntamente, pela família, comunidade e Poder Público. O lançamento da campanha e o debate poderá ser acompanhado pelo Canal da TV SINAIT, no YouTube.

Também nesta terça-feira, às 18h, ocorrerá a live Prorrogação de Prazos do Benefício Emergencial – Decreto nº 10.422/2020 – com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho João Paulo Ferreira Machado, coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, e João José do Desterro, coordenador de Fiscalização do FGTS e do Sistema eSocial na Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro (SRT/RJ). O debate será promovido e retransmitido por meio do Canal AFT TV.    

Na quarta-feira, dia 15 de julho, às 17h, a Auditoria-Fiscal do Trabalho Aída Cristina Becker, que é integrante da Comissão Técnica da Covid-19 do SINAIT, participará do 3º Webinar Grupo de Trabalho Nacional Covid-19 que debaterá o tema “Proteção à Saúde dos Trabalhadores e Profissionais da Saúde em Tempos de Covid-19”. O evento terá ainda a participação de Valdirlei Castagna, secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). Na ocasião, atuarão como mediadores no webinar os procuradores do Trabalho Lys Sobral Cardoso e Ronaldo Lima dos Santos, ambos integram, respectivamente, como membro e coordenador, o Grupo de Trabalho Nacional Covid-19 do Ministério Público do Trabalho (MPT). Acompanhe o 3º Webinar pelo Canal TVMPT no YouTube.   

Nesta quinta-feira, 16 de julho, mais duas transmissões trazem assuntos de interesse da categoria, com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho. A primeira, às 15h30, horário de Brasília, é uma Mesa Redonda sobre Trabalho Infantil e a Profissionalização de Adolescentes. O evento faz parte da Semana Amazonense em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. O Auditor-Fiscal do Trabalho Emerson Victor Hugo Costa de Sá participa ao lado de outros debatedores. A live pode ser acompanhada pelo canal tjamazonas no YouTube.

Às 18h os canais AFT TV e Plantão Trabalhista!, criados, respectivamente, por Auditores-Fiscais do Rio de Janeiro e do Piauí, transmitem, em parceria, uma entrevista com o subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado. Perguntas poderão ser encaminhadas pelo chat da live. Acompanhe pelo canal AFT TV no YouTube.

Na sexta-feira, dia 17 de julhoàs 10h, a Divisão para a Erradicação do Trabalho Escravo – Detrae transmite pelo canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho – Enit no YouTube a live “Por que o trabalho escravo persiste? Mulheres . Gerações . Enfrentamentos”. As debatedoras serão as Auditoras-Fiscais do Trabalho Cláudia Márcia Ribeiro, Gislene Stacholski, Marinalva Dantas e Valderez Monte.

 Às 11h será a vez da live “Rescisão de contrato de aprendizagem profissional durante a pandemia Covid-19”. Participarão Ramon Santos, Auditor-Fiscal do Trabalho e coordenador Estadual da Aprendizagem Profissional no Rio de Janeiro, e Samir Nehme, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). A transmissão ocorrerá por meio do YouTube no canal da CRCRJ.

Compartilhe, assista e participe! 

Inscreva-se nos canais e receba as notificações de todos os eventos!​