Integrantes do Fonacate encontram candidata Marina Silva


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
25/09/2014



Dirigentes de entidades sindicais, entre elas o Sinait, integrantes do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate entregaram, nesta quarta-feira, 24 de setembro, uma Carta com reivindicações à Marina Silva, candidata pelo PSB à Presidência da República e vice Beto Albuquerque. O encontro foi realizado São Paulo e reuniu também representantes das Centrais Sindicais. 


Na ocasião, o diretor do Sinait Sebastião Santos entregou à candidata a pauta específica da Auditoria-Fiscal do Trabalho e uma Nota Pública contra o Sistema Único do Trabalho - SUT. Ressaltou a importância de a Câmara dos Deputados aprovar a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 555/2006, que extingue a contribuição previdenciária aos servidores públicos aposentados e pensionistas e da PEC 170/2012 que garante aposentadoria integral ao servidor que se aposentar por invalidez. 


Na Carta aos Presidenciáveis, entregue a Marina, o Fonacate informa que representa mais 180 mil servidores públicos que atuam no núcleo estratégico do Estado, nas três esferas da federação. Pede o compromisso dos candidatos em relação a vários pontos, entre eles, a defesa o princípio da autonomia institucional e funcional, políticas de qualificação e valorização contínua dos servidores de carreira e um sistema previdenciário público que preserve a manutenção de um padrão digno de vida na aposentadoria.


Entre as propostas específicas do Sinait para a Auditoria-Fiscal do Trabalho estão: realização de Conferência Nacional para discutir o Sistema Nacional de Emprego e o fortalecimento do MTE, garantia da proteção dos direitos sociais constitucionais e legais dos trabalhadores em atividade no Brasil por meio do combate a qualquer forma de flexibilização e garantia de uma Auditoria-Fiscal do Trabalho capaz de atender às demandas do país a exemplo do combate ao trabalho escravo e do trabalho infantil. 


Marina Silva reafirmou o compromisso em melhorar a qualidade dos serviços públicos e resgatar a credibilidade de órgãos que estão sendo sucateados pelo governo. Segundo ela, seu programa defende que “as instituições públicas serão de Estado. Não serão de governo e muito menos propriedades de partidos políticos”. A candidata afirmou que, caso eleita, vai estabelecer um diálogo constante com todos os trabalhadores e garantir a independência do movimento sindical.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Fonacate.


Clique aqui para ler a Carta aos Presidenciáveis do Fonacate. 

Para acessar a Carta do Sinait clique aqui.


A Nota contra o SUT pode ser lida aqui.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.