A Diretora do Sinait, Tânia Maria Tavares, a Delegada Sindical na Paraíba, Maria da Paz Bezerra do Nascimento e Auditores-Fiscais do Trabalho aposentados de João Pessoa e de Campina Grande (PB) participaram na sexta-feira, 8 de agosto, de Seminário que discutiu a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 555/2006 e o o Projeto de Lei - PL 4.434/2008. A primeira extingue a contribuição previdência dos aposentados e pensionistas do serviço público, e o segundo corrige as aposentadorias dos segurados do INSS conforme o número de salários mínimos da época da concessão.
O evento foi organizado pelo Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS - UNA-SE, coordenado pelo Instituto Mosap – o qual o Sinait integra – e pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos – Cobap, e ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil em Campina Grande. É mais um de vários eventos que estão sendo organizados para discutir os temas, buscar apoio de parlamentares e incentivar o voto dos aposentados nas próximas eleições, para eleger parlamentares comprometidos com a defesa dos direitos dos aposentados.
Além do presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, estiveram presentes representantes de várias entidades filiadas: Sindifisco Nacional, Febrafite, Fenafisco, Afrafep, Aduf-Pe. Os deputados federais Luiz Couto (PT), Manoel Júnior (PMDB) e Nilda Gondim (PMDB), e o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, compareceram ao evento.
As manifestações dos representantes das entidades foram no sentido de pedir aos deputados federais que exijam a apreciação imediata da PEC 555/2006 e o voto pela aprovação, para corrigir a cruel injustiça feita aos aposentados e pensionistas através da Emenda 41/2003 – Reforma da Previdência. Os deputados presentes se comprometeram a votar a favor.
O deputado Manoel Júnior destacou que sempre defendeu as demandas dos servidores públicos. A Deputada Nilda Gondim, que também representou o seu filho, senador Vital do Rego Filho (PMDB), disse que a pressão aos congressistas tem que se intensificar até o fim do ano. O deputado Luiz Couto afirmou que foi um erro a taxação dos inativos e sugeriu que as entidades pressionem o Colégio de Líderes para colocação das matérias em pauta.
O presidente do Mosap conclamou os aposentados e pensionistas para exercerem o direito do voto, mesmo sendo facultativo a partir dos 70 anos de idade. Destacou que este ato é um exercício de cidadania e uma resposta aos parlamentares que só dão valor aos eleitores na hora da urna.