A Delegada Sindical do Sinait no Pará, Gladys Vasconcelos, representando a entidade nacional, participou de uma reunião na Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região – PRT no dia 6 de agosto, em Belém, para tratar das condições físicas da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Pará – SRTE/PA e dos prédios do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE em Santarém e Itaituba, ambos no oeste do Estado. Em fevereiro deste ano o prédio que abrigava a sede da Superintendência foi interditado por Auditores-Fiscais do Trabalho em razão dos perigos que apresentava aos servidores e população. Também os prédios de Santarém e Itaituba apresentaram graves problemas e tiveram que suspender o atendimento ao público.
A reunião teve a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público no Estado do Pará – Sintsep e da SRTE/PA, e foi coordenada pela Procuradora-Chefe da PRT8, Gisele Santos Fernandes Góes. Ela solicitou que a Superintendência elabore um planejamento continuado de ações em relação a todas as unidades que, segundo Gisele, precisam de avaliações in loco.
O superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará, Raimundo Pinheiro dos Santos, garantiu que o contrato de locação para o novo prédio da Agência de Itaituba está em andamento, apenas dependendo da autorização do MTE, que já deve estar a caminho, em malote. Também a instalação das linhas de telefone e internet, com ampliação da capacidade, está sendo providenciada.
O diretor do Sintsep, Raimundo Gilberto de Oliveira, afirmou que a luta das entidades de trabalhadores por melhorias nesses espaços é constante. Para ele, situação da Gerência em Santarém e da Agência de Itaituba não é simples e está assim tão bem encaminhada como disse o Superintendente. “Nos preocupa também a demanda reprimida na emissão de mais de 1.500 Carteiras de Trabalho”, completou.
Gladys Vasconcelos pediu um cronograma de reuniões na PRT8 sobre o assunto e alertou que o prédio alugado que deu lugar à SRTE/PA, localizado na travessa Rui Barbosa, centro de Belém, também apresenta problemas que precisam ser urgentemente resolvidos, inclusive de falta de espaço para abrigar todos os servidores e serviços prestados à população. Ela alertou para a falta de segurança no prédio. “Os trabalhadores estão chegando às 4 horas da manhã para serem atendidos, além de não haver controle de acesso ou monitoramento via câmeras”. Também é séria a questão da falta de combustíveis para os automóveis, o que dificulta a realização de fiscalizações e outros serviços. Questionou, ainda, nomeações irregulares para cargos de confiança de pessoas que sofrem processos administrativos e judiciais.
O Chefe da Fiscalização da SRTE/PA, José Ribamar Cruz, pediu a volta de um Comitê Gestor que realizava reuniões mensais na Superintendência como forma de melhorar as ações de planejamento e afirmou que o atual Superintendente tem procurado o diálogo com as chefias em busca de soluções para os problemas enfrentados.
Os participantes da reunião decidiram que serão realizadas reuniões mensais com a PRT8 e a próxima será no dia 3 de setembro, quando será apresentado o planejamento inicial da SRTE/PA. O Superintendente se comprometeu em reunir com o Sinait, Sintsep e demais chefias e resgatar as atividades do Comitê Gestor nos próximos dias.