Presidente Dilma diz a produtores rurais que trabalho escravo é chaga e deve ser exterminada


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
07/08/2014



Ela também falou que terceirização não pode ser sinônimo de precarização. Para o Sinait, o governo tem o dever de resolver estes problemas 


A presidente da República, Dilma Rousseff, disse a produtores rurais, em sabatina organizada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária – CNA, nesta quarta-feira, 6 de agosto, em Brasília, que o trabalho escravo é uma "chaga a ser exterminada". Ela participou como candidata à presidência, tentando a reeleição. Do evento participaram também os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos. A fala da presidente repercutiu em todos os meios de comunicação. 


Ao admitir publicamente o problema, a presidente Dilma abre oportunidade para que o Sinait se manifeste no sentido de oferecer a ela alternativas de soluções. A primeira e mais urgente é a realização de concurso público para preencher todos os cargos vagos na carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho. A autorização imediata do Ministério do Planejamento ao pedido do Ministério do Trabalho e Emprego é a melhor resposta. Depois, é preciso ampliar o quadro da carreira, pois encontra-se subdimensionado e absolutamente defasado em relação à economia e mercado de trabalho brasileiros. Desta forma, estará cumprindo a Convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ratificada pelo Brasil. 


É preciso, também, que o Planalto entre em campo, rapida e firmemente, para impedir que o Senado aprove o projeto de regulamentação da Emenda Constitucional – EC 81/2014, alterando, para restringir, o conceito de trabalho escravo inscrito no artigo 149 do Código Penal. 


Estas duas iniciativas mostrariam, de forma contundente, que o governo está, de fato, empenhado em implementar ações para a erradicação do trabalho escravo, fortalecendo a Auditoria-Fiscal do Trabalho e garantindo o poder de ação dos Auditores-Fiscais nos Grupos Especiais de Fiscalização Móvel e das equipes regionais das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. 


Terceirização


No mesmo evento, a presidente da República disse que a terceirização não pode ser sinônimo de precarização das relações de trabalho, especialmente no campo. 


Mais uma vez, está nas mãos dela e de sua equipe a solução para o impasse criado no Congresso Nacional em torno do texto do Projeto de Lei 4.330/2004, do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO). O texto facilita a exploração e discriminação dos trabalhadores, dificulta a organização sindical, permite terceirização indiscriminada no setor público, entre outras mazelas. Por essas razões, o Sinait e as representações dos trabalhadores se colocam contra sua aprovação, posição já manifestada em muitas ocasiões. 


Este período de campanha eleitoral é propício para que temas espinhosos sejam discutidos. Desta vez, foi a própria candidata que os trouxe à tona, e para uma plateia que não está interessada em preservar direitos trabalhistas. 


Os trabalhadores estão entregando aos candidatos as suas reivindicações. O Sinait já teve a oportunidade de entregar sua pauta ao candidato Eduardo Campos, em conjunto com entidades do Fisco (veja matéria). Os outros candidatos também receberão as propostas.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.