Auditores-Fiscais do Trabalho lotados no Rio Grande do Sul participaram, no último dia 29 de julho, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/RS, em Porto Alegre (RS), de Assembleia convocada pela Delegacia Sindical do Sinait – DS/RS, para discutir sobre as condições de trabalho e problemas enfrentados pelos servidores no Estado.
A Delegada Sindical do Sinait, Maria Fátima Ramos Castro, coordenou as discussões, que acabaram se concentrando na questão polêmica sobre a implementação do Sistema Único de Trabalho - SUT. Muitas opiniões foram apresentadas durante o debate e ficou decidido que será realizado um simpósio no dia 8 de agosto, de 14 às 17 horas, para ampliar e aprofundar a discussão sobre o SUT com os Auditores-Fiscais do Trabalho do RS. O local será confirmado posteriormente.
Maria de Fátima também abordou a situação da Delegacia Sindical no Estado, que está em processo de implantação. Na exposição, ela informou também sobre o encontro com a Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional, ocorrido na manhã daquele mesmo dia (veja matéria).
O vice-presidente do Sinait, Carlos Silva, que acompanhou a Assembleia, relatou que apesar de o Sinait manter apenas uma DS no Estado e o Sindifisco Nacional ter dez, as lutas e empreitadas em defesa das respectivas carreiras são semelhantes, por isso, a necessidade de coesão e fortalecimento é fundamental.
Ele relatou as ações que a entidade nacional desenvolve em defesa da categoria e em conjunto com as demais entidades representativas de servidores públicos. Falou ainda sobre as ações do Sinait pela não inclusão da Auditoria-Fiscal do Trabalho no SUT, buscando esclarecer os pontos obscuros da proposta.
As sugestões e críticas à minuta do SUT ainda poderão ser encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE até que sejam concluídas as reuniões previstas para ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em Brasília, promovido pela Condsef, CNTSS, Fenasps e com a participação do Sinait, na qual haverá convidados vindos de todo o país para discutir o assunto. No dia 12, em São Paulo, o Dieese e as Centrais Sindicais também realizarão um debate sobre o tema, com a participação do Sinait.
Diante da alteração na pauta, que ficou centralizada nas discussões sobre o SUT, o debate sobre os problemas na SRTE/RS serão abordados em reunião ou assembleia a ser agendada posteriormente.
O diretor do Sinait, Fábio Brandalise, também participou da Assembleia.