Enit – Novos Auditores-Fiscais do Trabalho participam de curso de formação em Brasília


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
21/07/2014



O foco do sexto módulo de formação é a saúde e segurança no trabalho. Vice-presidente do Sinait, Carlos Silva, é um dos monitores


Cerca de 100 novos Auditores-Fiscais do Trabalho participam do Curso de Formação sobre “Saúde e Segurança no Trabalho”, de 21 a 25 de julho, no auditório da Escola de Administração Fazendária – Esaf, em Brasília (DF). O evento é organizado pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – Enit e promovido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.


O vice-presidente do Sinait, Carlos Silva, ministra no Curso de Formação o módulo “Gestão de Segurança e Saúde”, em parceria com a Auditora-Fiscal Simone Holmes, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco – SRTE/PE.


De acordo com Carlos Silva, é gratificante poder contribuir na formação dos novos Auditores-Fiscais numa área tão importante para a categoria. “Os projetos voltados para a saúde e segurança são fundamentais porque os números de acidentes de trabalho são assustadores e não temos Auditores-Fiscais suficientes para agir na prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalhadores”.


Como vice-presidente do Sindicato Nacional, Carlos Silva falou aos colegas sobre a atuação dos Auditores-Fiscais e a importância da união da categoria. “Nós trabalhamos em várias frentes, tanto junto ao Executivo, quanto ao Legislativo, buscando colocar a nossa atividade em evidência e também os nossos pleitos e queremos contar com vocês nestas lutas”.


Enit


Karina Andrade, coordenadora da Enit e organizadora do Curso de Formação, informou que a construção do evento foi um desafio, além de representar uma vitória para a Escola. “É o sexto módulo e temos nos empenhado em oferecer uma formação que reúna experiências práticas das regionais, aliadas às aulas ministradas por Auditores-Fiscais experientes nos temas”.


O curso foi estruturado com o objetivo de proporcionar um treinamento para os novos Auditores-Fiscais focado nas atividades diárias, explica Karina. “É essencial deixá-los seguros para que possam desenvolver um trabalho de qualidade, apesar de sabermos que o mercado é dinâmico e eles podem ser surpreendidos no dia a dia”.


Segurança e Saúde


Rinaldo Marinho, diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST/MTE, tratou da carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho e a sua complexidade de ação. “Nós agimos para impedir que excessos sejam cometidos contra o empregado”. Segundo ele, a segurança e a saúde do trabalhador dependem de fiscalizações constantes. “Somos parte fundamental de toda uma estrutura que opera na qualificação e proteção do trabalhador”.


Participaram ainda da recepção aos novos integrantes da carreira, no curso de formação, os Auditores-Fiscais do Trabalho Fernando Vasconcelos – coordenador-geral de Fiscalização e Projetos da SIT/MTE,  Laila Vilela, Alexandre Scarpelli e Guilherme Campos.


Além de Carlos Silva também foram instrutores do curso os Auditores-Fiscais do Trabalho: Simone Holmes (PE), Fernando Donato (SIT), Adolfo Santos (MG), Airton Marinho (MG), Maurício Melo (BA), Mário Parreiras (MG) e Flávio Nunes (BA). 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.