SP: Auditores-Fiscais interditam obras do monotrilho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/06/2014



Os Auditores-Fiscais do Trabalho Silvia Burghi e Luciano Rodrigues, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo – SRTE/SP, interditaram na segunda-feira, 16 de junho, o trecho da obra de construção do monotrilho, em São Paulo, em que uma viga de concreto caiu e matou um trabalhador no dia 9 de junho. Desde o acidente, os Auditores-Fiscais realizam inspeções diárias no local e constataram várias irregularidades no cumprimento das normas de saúde e segurança. Segundo eles, a obra somente será liberada quando todas as exigências forem cumpridas. 


Foram interditadas as operações de içamento, lançamento e fixação das vigas sob os pilares na obra do Monotrilho Linha 17 Ouro, por colocarem em risco a vida dos trabalhadores. Do jeito que está sendo feito, novos acidentes poderão ocorrer. Em nota, a empresa afirma que as obras estão paralisadas e que quer agilidade na apuração das causas do acidente. 


Numa reunião marcada para o dia 25 de junho, na SRTE/SP, o Consórcio Monotrilho Integração terá que apresentar aos Auditores-Fiscais uma nova solução para o içamento. Terá também que assinar um Termo de Compromisso para garantir a segurança no local de trabalho. 


O monotrilho, sistema de trens elevados, vai ligar o bairro do Morumbi ao do Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas, que fica próximo ao local do acidente. Serão ao todo 18 quilômetros de trilhos e 18 estações, com interligações com linhas do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. O primeiro trecho deve ficar pronto em 2014, fazendo a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede de transporte metropolitano. 


Com informações do MTE e da Agência Brasil.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.