A partir de informações do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e de outras entidades, como a Comissão Pastoral da Terra, a ONG Repórter Brasil organizou um sistema de consulta sobre flagrantes de exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravos já divulgados pelo poder público no Brasil.
Os dados disponíveis e compilados por meio de infográficos foram obtidos a partir de tabelas publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE desde 1995, quando o governo brasileiro reconheceu a existência de escravidão no país e passou a adotar medidas para erradicação deste crime, até 2013.
O infográfico interativo foi desenvolvido pelo jornalista Stefano Wrobleski. A ferramenta permite consultar os casos de escravidão por ano, unidade da Federação e município. Além disso, permite verificar, por exemplo, que nenhum caso de escravidão foi constatado pelo governo brasileiro no Distrito Federal e em Sergipe desde 1995. Ou então, que o município onde mais se registrou esse tipo de superexploração do trabalho nestes 18 anos foi Confresa (MT), que fica na região da fronteira agrícola da Amazônia.
Entre 1995 e 2013 foram inspecionados 3.747 estabelecimentos e 47.031 pessoas em situação análoga à escravidão foram libertadas. No mesmo período foram lavrados 44.156.
Para saber mais detalhes, acesse a matéria da Repórter Brasil aqui.