Chacina de Unaí - Infraero censurou frase do front light na região do aeroporto do DF


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
27/01/2010



27-1-2010 – SINAIT


 


Para marcar os seis anos da Chacina de Unaí, que se completam hoje, 28 de janeiro, o SINAIT preparou um Ato Público em frente ao Supremo Tribunal Federal – STF, com apoio e participação de diversas entidades sindicais e que integram a Frente Nacional contra o Trabalho Escravo. Vários materiais foram confeccionados para a manifestação: cartazes, camisetas, panfletos, manifesto e um front light (outdoor iluminado), que foi colocado na região do Aeroporto de Brasília, local de grande visibilidade, por onde passam os políticos e os maiores empresários do país.


O SINAIT encontrou dificuldades para ter o layout aprovado pela Infraero, que controla os espaços de publicidade do local. A frase original – “Seis anos de impunidade da Chacina de Unaí – Julgamento Já!”– foi rejeitada pela Gerência Comercial da Infraero, sob a alegação de que era “conteúdo político-partidário”, proibido pelo contrato de utilização do espaço. Depois de várias tentativas de negociação e de substituição da palavra “chacina” por crime ou assassinato, o SINAIT e a agência Cia Propaganda foram obrigados a mudar a frase para “Em respeito às vítimas de Unaí – Julgamento Já!”.


O SINAIT não se conforma com a censura promovida pela Infraero e está denunciando o fato à imprensa. A presidente do Sindicato, Rosângela Rassy, disse que será enviada correspondência à Infraero e ao Ministro da Justiça Nelson Jobim. “Fomos obrigados a fazer a mudança para não perder o espaço de publicidade e a chance de dar nosso recado de indignação. Mas não vamos ficar calados diante desta arbitrariedade, deste ato de censura. O SINAIT não tem qualquer envolvimento político-partidário. E dizer que aquele crime não foi uma chacina é tapar o sol com a peneira”, diz a presidente.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.