Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, as entidades que integram o Fórum Nacional em Defesa dos Servidores lançam oficialmente em todo o país a Campanha Salarial 2014. O Sinait integra o Fórum e participará das mobilizações previstas para começar a partir de fevereiro, com um grande ato público no dia 5.
O Fórum reúne uma pauta comum a dezenas de carreiras do funcionalismo, como a instituição uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os servidores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação; antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e reajuste em benefícios como auxílio-alimentação e plano de saúde.
Em ano de Copa do Mundo, os servidores usarão o evento como mote da campanha, afinal, os servidores são um time que veste a camisa pelo Brasil e desempenham um papel fundamental para que o país funcione e preste os serviços essenciais à população.
Além da Copa, as eleições devem ocupar as atenções dos políticos e do governo no segundo semestre de 2014. Por isso mesmo a campanha começa bem cedo, para que haja tempo de firmar uma agenda de negociação com o governo nos primeiros meses do ano. Os servidores e as entidades estão cientes de que este ano e o próximo serão particularmente difíceis em razão dos eventos e do início de um novo governo, em que, naturalmente, muitos ajustes são propostos. O histórico demonstra que o reajuste do funcionalismo, em casos de cortes, é um dos primeiros da lista, sempre postergado.
As entidades realizam uma reunião no dia 7 de fevereiro, para unificar ações e estratégias. O Sinait continuará participando do Fórum e também fortalece seus laços com o Sindifisco Nacional e a Anfip. As reuniões de construção da agenda conjunta já começaram.
Com informações de O Dia e da Condsef.