CPI da Dívida Pública discute as responsabilidades de contadores nos orçamentos municipais


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
08/10/2009




Na tarde desta quarta-feira 7 , a CPI da Dívida Pública realizou mais uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Na pauta estavam previstas as presenças da vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Sílvia Mara Cavalcante e do assessor parlamentar do Conselho Federal de Economia, jornalista Renato Alves dos Santos. O vice-presidente do SINAIT, Sylvio Couto Barone, acompanhou a audiência.


 


Ao abrir a audiência, o presidente da CPI, deputado Virgílio Guimarães informou que o representante do Conselho Federal de Economia se negou a participar da audiência justificando falta de conhecimento sobre o assunto.


 


Dessa forma, apenas a representante do Conselho Federal de Contabilidade se manifestou na audiência. Sílvia respondeu à alguns questionamentos dos parlamentares presentes, os quais se referiam à competência dos profissionais de contabilidade que, segundo os parlamentares, são responsáveis pelas constantes reprovações, por parte dos Tribunais de Contas Estaduais, do orçamento das prefeituras. Sobre isso, os parlamentares questionaram se há punições para esses profissionais.


 


A vice-presidente disse que há punições e que a aplicação cabe, em primeira instância, aos conselhos regionais. “Temos cerca de 4.500 contadores em todo o país e isso dificulta uma avaliação mais detalhada. Avaliamos a atuação dos profissionais por amostragem”, explicou.  


 


Sílvia Cavalcante colocou a experiência dos membros do Conselho à disposição das necessidades da CPI, para o bom andamento dos trabalhos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.