A Auditora-Fiscal do Trabalho Suêko Cecília Uski foi homenageada pelos colegas durante o 31º Encontro Nacional, em Vitória (ES), na tarde de 25 de setembro. Ao final da sua participação no painel sobre combate ao trabalho escravo urbano de estrangeiros, o Auditor-Fiscal Luís Alexandre de Faria leu carta de uma imigrante boliviana, endereçada a Suêko, na qual a jovem pede perdão por não ter coragem de denunciar seu empregador e agradece o empenho da Auditora em retirá-la do trabalho degradante.
A ação que motivou a carta foi realizada em 2009 e foi uma das primeiras ações de combate ao trabalho escravo urbano, realizadas em São Paulo. Suêko, que se aposentou em julho deste ano, ficou bastante emocionada com a homenagem. A Auditora contou que sente falta do trabalho, disse que sempre gostou do que fazia e agradeceu aos colegas pelo carinho. Ela citou Ana Palmira (SP) que teve papel importante enquanto gerente regional de Campinas e também Luís Alexandre, que está há pouco tempo na atividade, mas desenvolve um trabalho competente de combate ao trabalho escravo.
“Minha aposentadoria é recente, guardo muita saudade de tudo e de todos. O Alexandre não me falou nada sobre essa homenagem. Não tenho a carta, ela ficou junto com as coisas na Superintendência, mas esse caso me emociona muito. A moça se desculpou pelo fato de não querer fazer a denúncia e se ofereceu para fazer faxina na minha casa”, disse. Suêko foi aplaudida de pé pelos colegas que reconheceram seu pioneirismo e envolvimento com os trabalhadores submetidos à situação análoga à escravidão.