A Comissão Eleitoral Nacional – CEN, que coordena os trabalhos em torno das eleições gerais do Sinait, concluiu o envio das cédulas por correspondência aos Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sinait
Veja como votar e as dúvidas mais frequentes sobre o novo sistema eletrônico de votação
A Comissão Eleitoral Nacional – CEN, que coordena os trabalhos em torno das eleições gerais do Sinait, concluiu o envio das cédulas por correspondência aos Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sinait na sexta-feira, 6 de setembro, em conformidade com o disposto no Regulamento das Eleições para a Diretoria Executiva Nacional (DEN), Conselho Fiscal Nacional (CFN). Diretoria Executiva Local (DEL) e Conselho Fiscal Local (CFL) das Delegacias Sindicais – Biênio 2013/2015.
Pela primeira vez ocorrerão eleições gerais, que elegerão a direção nacional do Sinait e os dirigentes locais das Delegacias Sindicais criadas este ano, de acordo com o que prevê o Estatuto da entidade, aprovado em 2011. A votação, também pela primeira vez, será realizada pelo modo eletrônico, preferencialmente. Para dar segurança, confiança e credibilidade ao sistema, houve um período de recadastramento de dados dos filiados, para atualizar as informações.
Quem se recadastrar usará a nova senha cadastrada para acessar também a área restrita do site. Usará o número de seu CPF como login e a nova senha informada no recadastramento. Para quem esqueceu sua senha, o sistema apresentará a opção “Esqueci minha senha”. Quando acionada, o sistema enviará uma mensagem para o endereço eletrônico informado previamente, no momento do recadastramento.
Um esclarecimento: no recadastramento, foi solicitado que o filiado informasse o endereço residencial e o de lotação funcional. Isso foi feito porque o filiado pode morar em um local e ser lotado em outro. De acordo com o Estatuto do Sinait, o voto do filiado será computado de acordo com o seu local de lotação. A cédula de votação que o Sinait enviou ao filiado corresponde ao seu local de lotação. O voto do filiado para as Delegacias Sindicais e Conselhos Fiscais Locais será computado para o Estado de sua lotação.
Como será a votação eletrônica
Acessando o sistema:
O sistema de votação eletrônica é muito simples. Para acessá-lo basta o filiado entrar na área restrita do site no período de votação – 8 a 15 de outubro – com o seu e-mail e sua senha cadastrados previamente no sistema de RECADASTRAMENTO DE FILIADOS. Se o filiado esqueceu a senha, o sistema apresentará a opção “Esqueci minha senha” para que a mesma seja solicitada novamente. O sistema enviará para o e-mail do filiado, informado previamente, no momento do recadastramento, uma nova senha para que ele acesse a área restrita. Depois de acessar pela primeira vez, deverá fazer a troca da senha por uma nova senha. Guarde esses dados em local seguro, para consultá-lo em caso de novo esquecimento.
Votando no sistema:
Depois do acesso concluído, o filiado será convidado a optar pelas chapas e candidatos inscritos, que estarão na seguinte ordem:
Após a votação, o filiado receberá um e-mail com o comprovante da sua votação contendo informações como data, hora e IP da rede que foi acessada. Lembre-se: ninguém vai saber em quem você votou, pois o voto é secreto.
Escolhendo os candidatos:
Diretoria Executiva Nacional: Neste campo aparecerão as três chapas que concorrem às eleições. Você deve assinalar uma delas ou votar em branco. Faça sua escolha e aperte o botão confirmar. Nas chapas estarão os nomes dos candidatos a presidente e vice. Para ver toda a composição da chapa basta clicar na opção “Ver todos”.
Conselho Fiscal Nacional: Neste campo vai constar uma lista de candidatos para a escolha e uma opção para votar em branco. Você pode votar em até três candidatos. No caso de votos em brancos, todas as três opções serão anuladas.
Diretoria Executiva Local: Neste campo vai (vão) constar a(s) chapa(s) e uma opção para votar em branco. Basta apertar o botão e confirmar a sua escolha. Na(s) chapa(s) estarão os nomes dos candidatos a presidente e vice. Para ver toda a composição da chapa basta clicar na opção “Ver todos”.
Conselho Fiscal Local: Neste campo haverá uma lista de candidatos para a escolha e uma opção para votar em branco. Você pode votar em até três candidatos. No caso de votos em branco, todas as três opções serão anuladas.
Dúvidas mais frequentes
1 - Como funciona o sistema de votação eletrônica do Sinait para o biênio 2013/2015?
O sistema implantado garante o sigilo e a segurança necessários para o processo eleitoral. Toda informação que trafega na internet é criptografada isso mantém seguras todas as informações do filiado e não permite identificar em quem o filiado votou. A apuração é feita pelo sistema que contabiliza a quantidade de votos para cada chapa e demais candidatos.
2 - O sistema é seguro?
O sistema de votação que será utilizado nas eleições do Sinait usará um Certificado de Segurança chamado SSL – Secure Sockets Layer, disponibilizado pela Certisign, empresa de certificação digital, pioneira nessa atividade no país há 16 anos. A segurança oferecida pelo sistema é superior ao sistema eleitoral brasileiro, pois na eleição não serão utilizadas urnas. Tudo será transmitido em meio digital, sem a intervenção humana.
3 – É possível identificar os filiados que votaram?
Sim. Isto é possível para impedir a duplicidade de votos, tanto pelo modo eletrônico como por correspondência. Mas não será possível identificar em quem o filiado votou.
4 - As eleições aceitarão votos por correspondência?
Sim. As eleições ocorrem no período de 8 a 15 de outubro, preferencialmente pelo modo eletrônico, mas ainda haverá a opção de votar por correspondência. Serão computados os votos por correspondência que chegarem à Comissão Eleitoral Nacional até às 18 horas do dia 15 de outubro.
5 - No caso de duplicidade de voto, prevalecerá o voto eletrônico ou o voto por correspondência?
Prevalecerá o voto eletrônico, uma vez que o Regulamento das Eleições prevê que a eleição é preferencialmente por votação eletrônica. No caso de duplicidade de voto, será anulado o voto por correspondência.
6 – Como devo votar para as Delegacias Sindicais e Conselhos Fiscais?
A votação será de acordo com a lotação do filiado, ou seja, ele vai eleger os representantes das Delegacias Sindicais do Estado em que está lotado.
7 - Esqueci a senha no momento da votação. O que fazer?
A recuperação da senha pode ser feita no momento da votação. Se o filiado esqueceu a senha, o sistema terá a opção “Esqueci minha senha” para que o filiado a receba em seu e-mail uma nova senha para que ele acesse a área restrita. Depois que acessar, ele deverá efetuar a troca da senha por uma nova senha.