No momento do acidente eles haviam soltado o cinto do cabo que os protegeria da queda
Um trabalhador morreu e quatro ficaram feridos em um desabamento de parte de um prédio, ocorrido na sexta-feira, 12 de abril, em Ponta Verde, Maceió (AL). Os operários estavam realizando um serviço de concretagem na varanda do 6° andar do prédio quando a laje cedeu e eles caíram de uma altura aproximada de vinte metros. Erinaldo Barbosa da Silva, 34, ficou parcialmente soterrado pelos escombros que caíram em cima dele e não resistiu à gravidade dos ferimentos, vindo a falecer no local.
“Apesar de os operários estarem com o cinto de segurança na cintura, no momento do acidente eles não estavam fixados ao cabo que evitaria a queda. A falha foi eles terem desatracado o cinto usado no corpo para se locomover de um lado para o outro da laje”, explicou o Auditor-Fiscal do Trabalho Benedito Miguel dos Santos, que esteve no local. Ele entende que para evitar este tipo de acidente, o empregador, por meio do mestre de obras, deve exigir o uso correto dos equipamentos pelos trabalhadores, sob pena de retirar do canteiro aqueles que não cumprirem a exigência.
O Auditor-Fiscal embargou a obra por falta de tela de proteção nas laterais para proteger os prédios vizinhos. Segundo ele, os demais itens de segurança e proteção estão sendo cumpridos pelo empregador.
Os operários Edimilson Alves da Silva, 56, e Elinaldo Silva Santos, 24, ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE) em estado grave, segundo o Samu. Os outros dois operários feridos receberam atendimento no local e não precisaram ser hospitalizados.
De acordo com o boletim médico do HGE divulgado na manhã de sábado, Edimilson sofreu escoriações no corpo e seu estado de saúde é considerado estável. Já Elinaldo, sofreu trauma no tórax e foi submetido a procedimento cirúrgico.
Engenheiros da empresa Mendonça Engenharia, responsável pela obra, fizeram, juntamente com a Defesa Civil, uma vistoria no prédio.
A Polícia está fazendo a perícia que vai apontar as causas do acidente.
Com informações do G1 AL e da SRTE/AL.