29-6-2011 - Sinait
O espetáculo “Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual”, que contou com a participação de grandes artistas da cultura brasileira, em benefício dos projetos da Childhood Brasil, será exibido no canal Multishow nesta quinta-feira, 30 de junho, às 21h.
O espetáculo foi realizado em maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento mobilizou recursos para a continuidade dos projetos e programas da Childhood Brasil, que atua há 12 anos no país. A exibição no Multishow terá 60 minutos de duração e vai apresentar, entre outras atrações, um repertório musical do Bando de Teatro Olodum, Caetano Veloso, Djavan, Mangueira do Amanhã, Maria Bethânia, Maria Gadú, Milton Nascimento, Rodrigo Costa, Sandra de Sá e Seu Jorge.
A exploração sexual está entre as piores formas de trabalho infantil previstas pela OIT. Seja através do turismo sexual, da pornografia infantil ou da pedofilia, fere a moral e a auto-estima da criança. No Brasil, de um lado está o Código Penal, datado de 1940; de outro, a Lei n° 8.069 de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para combater este tipo de crime. Porém, nenhum deles é capaz de suprir com absoluta eficácia as complexidades inerentes a esta modalidade criminosa, que precisa contar com o apoio da sociedade para denunciar os casos de exploração e uma rede de órgãos governamentias e não governamentais para coibir a prática.
ONG
Há 12 anos, a Childhood Brasil luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A organização atua no enfrentamento deste problema em conjunto com as empresas, governos e comunidades. A organização apóia projetos, desenvolve programas, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças adolescentes.