A influenciadora tem 1 milhão de seguidores nesta plataforma. Ela cobrou mais AFT para fazer as fiscalizações e proteger os direitos dos trabalhadores
A influenciadora digital Carolline Sardá publicou um vídeo em seu Instagram (onde tem 1 milhão de seguidores) que reforça a importância da fiscalização do trabalho para prevenir acidentes, coibir violações, combater o trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil, entre outros. O conteúdo reforça o papel dos Auditores-Fiscais do Trabalho na proteção da dignidade dos trabalhadores e chama a atenção para a necessidade de ampliar a estrutura de fiscalização no país. Ao final, cobra mais servidores e melhores condições de atuação para os AFT ao presidente Lula, ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Também apresenta exemplos de ilegalidades ainda comuns nas relações de trabalho no Brasil e que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia. São situações como ausência de registro em carteira ou contrato, pagamento incorreto de direitos como 13º salário e FGTS, jornadas exaustivas sem controle adequado de ponto, supressão de intervalos, escalas abusivas e cobrança durante o descanso. O vídeo também aborda a falta de condições seguras de trabalho, a ausência de equipamentos de proteção, além de práticas de assédio moral e pressões constantes que afetam a saúde física e mental de trabalhadores.
Assista aqui ao vídeo completo para entender melhor essas situações, reconhecer seus direitos e compreender por que a fiscalização é essencial para garantir condições dignas de trabalho.