Em reunião realizada nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, membros da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) se reuniram para debater pautas importantes relacionadas ao fortalecimento da política nacional de combate ao trabalho escravo.
A diretora do SINAIT, Vera Jatobá, destacou a relevância da Conatrae, lembrando que o colegiado é formado por entidades de grande importância dentro do mundo do trabalho e tem papel estratégico na articulação de ações para erradicar a escravidão contemporânea no Brasil.
Principais pontos de pauta
Conatrae
Criada em 2003, a Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) é um órgão colegiado de caráter consultivo vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Sua função é coordenar, acompanhar e avaliar a implementação das políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho escravo no país. A Conatrae é composta por representantes do governo, do Ministério Público, da sociedade civil e de entidades ligadas ao mundo do trabalho, sendo reconhecida como um espaço essencial de diálogo e construção coletiva.