CE: Demolição do Edifício São Pedro continua suspensa após pedido de adequações feito pela Inspeção do Trabalho


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
12/04/2024



A prefeitura de Fortaleza protocolou, nesta semana, um pedido de anulação do embargo feito por Auditores-Fiscais do Trabalho na obra de demolição do Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, na capital cearense. O embargo visa a proteção e a segurança dos trabalhadores da obra.

De acordo com a Fiscalização do Trabalho, o prédio continua embargado, porque não foi apresentada a documentação notificada pelos Auditores. “A liberação será feita somente com a apresentação de todos os documentos e inspeção no local, para comprovar que foram efetivadas as adequações requeridas, ou seja, que não haverá mais riscos aos trabalhadores”, informa um dos Auditores-Fiscais que fizeram o embargo.

O Auditor-Fiscal disse ainda que os documentos apresentados evidenciam uma redução das irregularidades constatadas, mas nada que mude o contexto, que deve ser aferido em conjunto com a verdade dos fatos (princípio da primazia da realidade).

Entre os perigos constatados, estão o risco de queda por diferença de nível e a operação de uma máquina retroescavadeira suspensa por um guindaste no telhado do prédio, que corre grave risco de desabar.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou em março a demolição imediata do Edifício devido ao alto risco de desmoronamento. A decisão foi tomada após a falta de intervenções dos proprietários e a revogação do decreto do Governo do Estado que declarava o imóvel como de interesse público. A prefeitura assumirá os custos da demolição e cobrará dos proprietários o ressarcimento.

Histórico

Idealizado para ser um hotel, o prédio acabou tendo lugar para apartamentos residenciais e comerciais e já foi moradia de famosos. Passou a ser conhecido por sua arquitetura exótica inspirada em hotéis de luxo de Miami, frequentemente comparado a um navio, além de ter sido o primeiro edifício de mais de três andares a ser construído na Praia de Iracema.  

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.