Nos aeroportos do Rio de Janeiro, Fiscalização do Trabalho constata situações precárias que atingem 2 mil trabalhadores


Por: Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
21/03/2024



Nos aeroportos do Rio de Janeiro Galeão, Santos Dumont e Cabo Frio, Auditores-Fiscais do Trabalho constataram situações que afrontam a dignidade de cerca de 2 mil trabalhadores, em razão de condições térmicas extenuantes e do trabalho com demanda física. A Inspeção verificou falhas graves no fornecimento de água potável e na disponibilização de banheiros adequados e de locais de guarda de pertences. Em algumas áreas, constatou-se falta de ventilação.

Os aeroportos foram inspecionados por cerca de 40 Auditores, na segunda-feira, 18 de março, na Operação Plano de Voo, que integra a Ação de Proteção ao Trabalhador. A fiscalização, nas áreas internas e externas dos aeroportos, foi motivada por denúncias de trabalhadores e dos sindicatos, e teve o apoio da Polícia Federal e da Infraero. Os Auditores verificaram também as condições de trabalho na movimentação de cargas e no abastecimento de aeronaves.

Ainda em andamento, a operação também focou nas formas de contratação e nas condições de jornada dos trabalhadores. Na área de Segurança e Saúde no Trabalho, um dos principais objetivos é corrigir situações que possam gerar grave e iminente risco aos empregados.

No Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim), além dos problemas com fornecimento de água e de disponibilização de banheiros adequados, postos de trabalho de empregados que realizam a organização e descarregamento de bagagens estão localizados sob a tubulação de exaustão da praça de alimentação. A situação gera problemas de ventilação e desajuste térmico.

No Santos Dumont, a fiscalização verificou que as equipes de carregamento de bagagens são reduzidas. Os trabalhadores são submetidos à realização de múltiplas tarefas, com riscos e prejuízos ergonômicos. Os Auditores determinaram a correção imediata das irregularidades verificadas e notificaram mais de 60 empresas para apresentar documentos sujeitos à fiscalização, como registros de ponto, comprovantes de pagamento de salário e programas de gestão de riscos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.