Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
O Blog da Saúde, no Viomundo, publicou no dia 18 de setembro, texto da Auditora-Fiscal do Trabalho e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto – Abrea, Fernanda Giannasi, sobre o adiamento no Supremo Tribunal Federal – STF do julgamento da decisão de quatro ações sobre o banimento do amianto no Brasil.
As ações referem-se aos apelos — os chamados Embargos de Declaração — apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria – CNTI e Instituto Brasileiro do Crisotila – IBC contra decisão do Supremo de 2017, que baniu o uso do amianto no Brasil.
De acordo com Fernanda Giannasi, infelizmente, após mais de 20 anos de discussões e troca de ministros, presidentes e posicionamentos, o STF suspendeu a sessão sobre a decisão das ações.
Leia mais aqui sobre a posição da Auditora-Fiscal do Trabalho que é referência na luta mundial pelo banimento do uso do amianto, que provoca doenças pulmonares e diversos tipos de câncer e vem matando centenas de trabalhadores que têm contato com a fibra mineral ao longo do tempo.
Leia também:
Amianto – STF proíbe o uso em todo o país
STF declara inconstitucionalidade de dispositivo federal que disciplina uso do amianto crisotila