Por Nilza Murari
Em 28 de janeiro, dia em que a Chacina de Unaí completou 16 anos e data instituída como Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a diretora do SINAIT Rosângela Rassy concedeu entrevista ao Programa Faixa Livre, da Rádio Band do Rio de Janeiro.
Em cerca de 20 minutos de conversa com o apresentador Paulo Passarinho, a Auditora-Fiscal do Trabalho falou sobre a impunidade dos mandantes e intermediários do crime e dos anos de manifestação do Sindicato Nacional em busca de justiça. Ela lembrou que ao longo do tempo o tema das campanhas foi mudando, passando de um sentimento de confiança para o de desesperança de hoje, depois de retrocessos no processo criminal. O lema deste ano é “Justiça que tarda, falha!”.
Ouça a entrevista de Rosângela Rassy aqui.
O âncora do programa Faixa Livre também conversou com o Auditor-Fiscal Carlos Alberto de Oliveira, diretora da Delegacia Sindical do SINAIT no Rio de Janeiro. Ele também abordou os 16 anos da Chacina de Unaí e também o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho. A data é uma homenagem a Eratóstenes, João Batista, Nelson e Ailton, assassinados em 28 de janeiro de 2004, em Unaí (MG). A data é, ainda, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, instituído também em razão da Chacina de Unaí.