Na mídia – Ações da Fiscalização do Trabalho resultam em mais pessoas com deficiência incluídas no mercado de trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
19/02/2019



Por Dâmares Vaz


Edição: Nilza Murari


A partir de depoimentos de várias Pessoas com Deficiência – PcDs, o jornal local da TV Globo no Distrito Federal, o DFTV 2ª Edição, de 18 de fevereiro, noticiou que cresceu no Brasil o número de pessoas com deficiência que entram no mercado de trabalho. E que esse aumento resulta das ações da Inspeção do Trabalho.


De acordo com dados oficiais, as ações da Fiscalização do Trabalho, hoje vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, levaram à contratação de 46,9 mil PcDs e reabilitados em 2018, considerando o número de empregados formais, que chegou a 44.782, e aprendizes, que foram 2.118.


Ao todo, foram 11,4 mil inspeções em todo o País. Os números, tanto de operações quanto de trabalhadores contratados após as fiscalizações, são recordes desde 2003, quando começou a série histórica.


Em 2017, os Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram 9.727 operações, que resultaram na admissão de 37.534 trabalhadores com deficiência, computando os empregados regulares e os aprendizes. Os números de 2018 são 27% maiores.


Desde 2003, foram contratadas mais de 448 mil pessoas com deficiência e reabilitados no Brasil, em decorrência de operações de Auditores-Fiscais do Trabalho.


A matéria traz ainda entrevista com o chefe da Divisão de Fiscalização para Inclusão do Ministério da Economia, o Auditor-Fiscal do Trabalho João Paulo Reis Ribeiro Teixeira.


Assista aqui à reportagem.


Leia mais aqui.​

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.