RS: Auditor-Fiscal dá dicas para PCDs que buscam emprego


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
19/09/2018



Rafael Giguer, que tem deficiência visual, conversou com a jornalista Isabel Ferrari, do Compartilhe RS


Por Lourdes Marinho


Edição: Nilza Murari


O Auditor-Fiscal do Trabalho Rafael Giguer, que tem deficiência visual, conversou com a jornalista Isabel Ferrari, do Compartilhe RS. O programa   coloca em pauta atitudes positivas e ações que contribuem para uma sociedade melhor, por meio do engajamento da comunidade do Rio Grande do Sul.


Rafael, que tem baixa visão e pela legislação é considerado cego, deu dicas de como as Pessoas com Deficiência - PCDs devem procurar emprego.


Segundo ele, é preciso saber que há empresas com cotas a cumprir. São aquelas com mais de 100 trabalhadores. As cotas variam de 2% a 5% para contratação de pessoas com deficiência.


Ele disse ainda que o primeiro passo é pegar o currículo e procurar o Sistema Nacional de Emprego – Sine. Todo mês, o Sine tem o “Dia D”, especifico para atender esse público. Rafael lembra que a qualificação para a PCD também é muito importante para abrir os caminhos.


De acordo com o Auditor-Fiscal, a empresa que contrata este trabalhador tem que entender que precisa adaptar sua organização e adequar sua estrutura física e sua comunicação para receber PCDs. “O que acontece muito é o desconhecimento e preconceito das empresas”, afirmou.


Já para pessoa com deficiência que recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social -  BPC, mas que quer ingressar no mercado de trabalho, ele explica que “o benefício é suspenso enquanto a pessoa trabalha. Não é cancelado. Em caso de perda do emprego, a pessoa volta a receber o BPC”, diz Rafael.


“O trabalho dignifica a pessoa. Traz organização, melhora da rotina e novos ambientes através da profissão. E também adquirir seu dinheiro por seus esforços é libertador”, afirmou o Auditor-Fiscal.


O Compartilhe RS vai ao ar todos os domingos, de 6h a 6h30, exibido pela RBS TV de Bagé; Caxias do Sul; Cruz Alta; Erechim; Passo Fundo; Pelotas; Porto Alegre; Rio Grande; Santa Cruz; Santa Maria; Santa Rosa e Uruguaiana.


Veja a íntegra da entrevista. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.