Este ano, o estresse é o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT para marcar as ações do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado em 28 de abril. O tema é “Estresse no trabalho: um desafio coletivo”.
O tema visa sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para o impacto do estresse nos locais de trabalho. Atualmente, muitos trabalhadores enfrentam grande pressão para cumprir as exigências do mercado, por causa do aumento da competitividade e das expectativas mais elevadas para o desempenho de longas jornadas, que contribuem para ambientes de trabalho mais estressantes.
O ritmo de trabalho ditado por comunicações instantâneas e altos níveis de competitividade global dificultam, cada vez mais, a separação entre vida privada e profissional.
Além disso, devido às mudanças substanciais nas relações de trabalho e a crise econômica atual, os trabalhadores estão experimentando mudanças organizacionais e de reestruturação, menos oportunidades de emprego, aumento do trabalho precário, o medo da perda do emprego, demissões e desemprego e menos estabilidade financeira, com graves consequências para a sua saúde mental e bem-estar.
Nos últimos anos, o impacto dos riscos psicossociais e estresse relacionado ao trabalho têm recebido mais atenção entre pesquisadores e profissionais especializados no setor. O estresse no trabalho é hoje reconhecido como um problema global que afeta todos os países, profissões e trabalhadores entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Neste contexto complexo, o local de trabalho é uma importante fonte de riscos psicossociais, ao mesmo tempo, adequado para tratar e proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores. O estresse pode levar à depressão, e está entre as doenças que contribuem para o aumento dos acidentes de trabalho, principalmente entre os empregados que laboram com máquinas.
28 de abril
Com o objetivo de promover a saúde e segurança no trabalho, os Auditores-Fiscais atuam em todo o Brasil na proteção aos trabalhadores, verificando o cumprimento da legislação de segurança e saúde no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras - NRs.
No dia 28 de abril, data em que se celebra também o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho o Sinait vai participar de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH do Senado e as Delegacias Sindicais promoverão e participarão de atividades para chamar a atenção da sociedade para o grave problema de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
“É uma data importante para a categoria e para os trabalhadores. Estaremos participando de vários eventos de proteção ao trabalhador, destacando especialmente a importância da Norma Regulamentadora nº 12, que tem regras de segurança para máquinas e equipamentos e tem salvado muitas vidas. Apesar dos benefícios comprovados, a NR 12 está sofrendo uma campanha contrária, que estamos combatendo”, informou o presidente do Sinait, Carlos Silva.